quarta-feira, 23 de maio de 2007

A Vida de Jesus

Para falarmos da vida de Jesus, creio que o texto bíblico que está em I Pedro capítulo 2 versículo 22, é um bom começo. Jesus teve uma vida perfeita e irrepreensível.
Texto biblico (I Pe 2:22): O qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca.
Esse versículo, assim de cara, é o cartão de visita quando vamos falar da vida de Jesus.

Outro ponto importante da vida de Jesus é a condição humana d'Ele como qualquer um de nós. É claro que somente Cristo foi gerado pelo Espírito Santo, mas isso era preciso pois a sua missão o requeria (uma vez Jesus sendo gerado pelo Espírito Santo não nasce em pecado, logo tem total condição de vencer o mal, sendo obediente até a morte e morte de cruz). Porém, esse fato (gerado pelo Espírito Santo) não tira de Jesus a condição humana. O texto bíblico que fala sobre isto está em Filipenses capítulo 2 versículo 7, neste trecho bíblico vemos como Jesus nos ama, nos ama tanto ao ponto de se torna em semelhança humana e se esvaziar de si mesmo.
Texto bíblico (Fp 2:7): Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.

A condição humana de Jesus, e a ausência do pecado em Jesus são mostrados no texto de Lucas capítulo 1 versículo 35.
Texto bíblico (Lc 1:35): E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Vamos detalhar um pouco. A virgem contextualiza a condição humana (Jesus nasceu de uma mulher, logo é humano), e o Espírito Santo contextualizada a ausência de pecado (Jesus foi gerado pelo Espírito Santo, pureza de pecado), Jesus é homem e não tem pecado.
Veja que o fato de Jesus ser puro de pecado não o eximia de ser tentado. A última parte do versículo 15, do capítulo 4 do livro de Hebreus mostra isso.
Texto bíblico (Hb 4:15): Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Note que o texto mostra uma outra prova da condição humana de Jesus, "um que, como nós". Isso é muito legal, pois fundamenta ainda mais o fato de Jesus ser homem.

A vida de Jesus é nosso modelo, nosso espelho, nosso alvo. Crendo em Jesus e sendo batizado temos condição de andar como Ele andou, e capacitado pelo Espírito Santo somos ensinados e lembrados de tudo que Jesus Cristo ensinou.

Por isso, "... deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, ..." (Hebreus 12:1-2)

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário